SAS Viya - Visão Geral

29 May 2018

Num novo mundo que emprega cada vez mais computação em nuvem e portabilidade, o SAS Viya vem recebendo bastante atenção do mercado por trazer uma nova orientação à plataforma SAS.

Neste artigo vou explicar um pouco sobre os conceitos desta plataforma de Advanced Analytics.

O que é o SAS Viya?

Uma nova plataforma do SAS para Advanced Analytics, que contém processamento paralelizado, alta disponibilidade e resiliente a falhas, disponibiliza programas SAS via APIs e com integração à outras linguagens, como Python e R, entre outras funcionalidades.

Esta plataforma, que pode ser em nuvem, local ou híbrida, suporta ferramentas de exploração e preparação de dados, machine learning e soluções de negócio que tiram proveito do alto poder de processamento em cluster e in-memory.

Arquitetura

Os componentes da arquitetura do Viya orbitam em torno do Cloud Analytics Server, ou CAS, que roda em memória e coordena o cluster e distribui atividades, gerenciando falhas, assim como a gestão dos microsserviços e as APIs.

Arqutetura SAS Viya

Além disso, algumas ferramentas do SAS Viya são orientadas aos conceitos de Cloud Foundry, que facilita a gestão, escalabilidade e deployment em empresas que utilizam multi-cloud.

Integrações

Nos últimos tempos, o open-source vêm ganhando espaço e credibilidade do mercado. Linguagens como Python, R e Lua tem comunidades cada vez maiores, bibliotecas consagradas tem evoluções implementadas em grande volume com rápida correção de bugs.

No entanto, para o SAS Viya as tecnologias open-source não são concorrentes, mas sim um complemento à plataforma, tornando-a mais completo e expansível. Por isto, há integração total entre estas linguagens o SAS Viya.

Por exemplo, para cientistas de dados habituados ao Python, é possível criar notebooks Jupyter totalmente integrados à plataforma, usando dados e métodos SAS, distribuir o processamento no cluster SAS, e utilizar o resultado em dataframes “Pandas” ou gráficos Matplot ou Bokeh.

Microsserviços e APIs

Os microsserviços visam a estruturação tecnológica em programas cada vez mais especialistas, que resolvem muito bem e rapidamente uma tarefa específica, sendo independentes do restante. Os componentes do SAS Viya são encapsulados como como microsserviços, que podem ser incorporados em programas e dashboards, ou mesmo em APIs. Esta orientação faz com que os deployments sejam mais simples e mesmo contínuos, além de ter alta-escalabilidade e de serem mais simples de utilizar.

As APIs disponibilizadas pelo SAS Viya por sua vez são capazes de disponibilizar todos os programas e métodos SAS através de chamadas HTTP, o que proporciona grandes oportunidades de integração entre as respostas e ações geradas na plataforma e os sistemas especialistas ou dashboards de gestão.

O que há por vir

Uma grande parte das ferramentas visuais do SAS, como SAS Visual Analytics, Data Prepration, VDMML já estão adaptadas ao SAS Viya. Há um roadmap de ferramentas que estão em migração, mas é importante ressaltar que já há integração entre a plataforma 9.4 e o Viya, o que possibilita uma transição mais tranquila.

Para maiores informações, ou caso queiram ver uma demo do SAS Viya, entre em contato em www.sm22.com.br

comments powered by Disqus