Entenda os Motivadores e os 4 Pilares da Transformação Digital.

11 June 2018

A definição de Transformação Digital na Wikipédia é:

… a transformação dos negócios, reformulando a estratégia de negócios ou estratégia digital, modelos, operações, produtos…, adotando tecnologias digitais. Isso acelera as vendas e o crescimento do negócio de ponta a ponta.

Entendeu? Se acelera a venda e aumenta o crescimento, eu quero isso para a minha empresa, mas tenho que entender o que realmente é…

Esse artigo vem para tentar facilitar o seu entendimento sobre essa transformação tanto falada e, ao final dele, você saberá pelo menos por onde começar a sua jornada.

Vamos lá… O caso da Blockbuster é bem conhecido. Ela foi a maior rede de videolocadoras, onde o usuário pagava por título alugado, mas se atrasasse a entrega era cobrada uma multa. Ok, é justo pagar por não cumprir um prazo, mas era uma boa estratégia?

Nesse momento entra na história uma outra empresa que, há 20 anos atrás já iniciava o seu negócio pensando na experiência e comodidade dos seus usuários: Netflix. A Netflix começou no segmento de locação de filmes, mas com um propósito diferente: Os clientes poderiam escolher o título pela internet, recebê-lo pelo correio, assisti-lo e depois devolvê-lo novamente pelo correio. Depois de um tempo a Netflix inovou novamente, alterando a sua forma de cobrança: por quê não cobrar um valor mensal e dar a possibilidade aos meus clientes de assistir quantos filmes conseguisse? E mais, sem nenhuma outra taxa cobrada!

Em 2000 a própria Netflix se ofereceu para ser comprada pela Blockbuster por “míseros” 50 milhões de dólares. A Blockbuster entendia que o mercado online era somente um nicho e não aceitou o negócio! Essa falta de visão fez com que, em 2010, a maior rede de videolocadoras pedisse falência. Hoje a Netflix é uma plataforma de streaming com mais de 100 milhões de usuários, inclusive com produções próprias de grande sucesso!

Você já deve ter ouvido essa história, no entanto esse caso é emblemático e demonstra o que é uma Transformação Digital! Ou seja, Transformação Digital é uma mudança de mindset e de modelo de negócios, onde o principal foco é o cliente. Observe que as duas empresas citadas estavam no mesmo ramo, locação de filmes, e eram concorrentes diretas. Uma delas teve a ousadia de inovar e dar aos seus clientes a possibilidade de solicitar e devolver o seu filme sem sair de casa e depois criar uma plataforma onde seus clientes podem “maratonar” séries e filmes diretamente pela sua televisão.

Isso é Transformação Digital: Olhar para o seu negócio e inovar, utilizando todas as informações disponíveis e focando na melhoria da experiência que o seu cliente tem com seus produtos/marca

Quais os motivadores para que sua empresa inicie a Transformação Digital?

Acima, vimos o que é Transformação Digital. Agora vem a pergunta: preciso realmente dessa transformação?

Minha resposta é: Sim, sem dúvida nenhuma!

O primeiro motivador é o fato de que, sem se transformar, você ficará para trás… assim como a Blockbuster ficou.

Além disso, tenho mais 4 indicadores de mercado para lhe apresentar:

  • 55% dos consumidores evoluíram com relação às suas preferências e necessidades
  • Oportunidades cresceram 53% em novos negócios
  • O aumento da pressão da concorrência cresceu 49%
  • 42% foi o crescimento de Novas regulamentações e regras de compliance

Ainda não te convenci com relação à necessidade de realizar a transformação digital? Tudo bem… observe então aos indicadores que as empresas que estão se transformando alcançaram:

Indicadores de Transformação Digital

#Por quê esses indicadores são importantes?

Porque eles fazem referência aos pilares da Transformação Digital e são a base de todas as mudanças que serão necessárias para você gerir a sua empresa. Entenda o porque:

Experiência do cliente: Esse tema vem se mostrando como o principal deles. O fácil acesso às informações sobre produtos e preços através da internet vem sendo utilizado pelos clientes como uma forma de barganha. Hoje em dia a fidelização por uma marca está cada vez mais difícil e se o seu cliente não se sentir prestigiado ou satisfeito, ele buscará outras alternativas. Diante disso, podemos observar que as formas de divulgar produtos ou serviços e atrair e engajar consumidores vem evoluindo diariamente na busca pelo melhor atendimento.

Eficiência Operacional: A evolução dos processos também ganham papel importante na Transformação Digital. Para que você consiga entregar uma melhor experiência ao seu cliente, você precisa estar com a “casa” arrumada, focando principalmente nos processos mais morosos e pouco automatizados e também na capacitação dos seus colaboradores.

Modelo de Negócio: Aqui não estamos falando somente na forma como o seu produto é produzido ou entregue. Aqui temos que ter em mente o que fazer para se diferenciar no seu setor e, novamente, trazer uma melhor experiência aos seus clientes. Repense suas oportunidades e crie novos produtos baseados nas informações que você possui. Aqui, podemos citar como exemplo o Airbnb que, por si só, já é uma empresa disruptiva. No entanto ela inovou novamente ao lançar o seu produto de Experiências. Imagine só: O Airbnb sabia onde seus clientes estarão, afinal eles reservam acomodações pela sua plataforma. Diante disso, porque não sugerir atrações, passeio e restaurantes nesses lugares? Pensando dessa forma, surgiu o Airbnb Experiences!

Informação e Tecnologia: Os pilares acima citados só serão possíveis se forem suportados por dados e pelas novas tecnologias disponíveis. O Big Data, processamento em nuvem, Análises Preditivas, Análises Cognitivas e Inteligência Artificial são alguns dos agentes que permitirão a sua Transformação Digital.

Veja abaixo a entrevista para a Exame de Flavio Prippas, Diretor do cubo, referente ao assunto:

Para finalizar, gostaria de colocar um indicador alarmante

Dois terços dos 500 executivos, da Europa e EUA, entrevistados acreditam que 40% das empresas listadas na Fortune 500 não existirão em 10 anos, segundo pesquisa de 2017 realizada pela ChristianSteven Software e conduzida pela GITNS Isso se deve ao cenário transformador e inovador que estamos vivendo e, quem não entrar nessa jornada a tempo, ficará para trás.

Nós, da SM22, desenvolvemos uma metodologia para apoiar sua empresa no processo de transformação digital:

GoDigital

Caso queria saber um pouco mais, entre em contato.

comments powered by Disqus